Bryce Dallas Howard nasceu em 02 de março de 1981, em Los Angeles, Califórnia. Ela foi concebida em Dallas, Texas (a razão do seu nome do meio). Seu pai, Ron Howard, é um ex-ator que se tornou um diretor premiado com um Oscar. Sua mãe é atriz e escritora,Cheryl Howard. Seus parentes famosos incluem o tio dela, o ator Clint Howard, e os avós, os atores Rance Howard e Jean Speegle Howard. Ela também tem duas irmãs mais novas, Jocelyn e Paige Howard (também atrizes), nascidas em 1985, e um irmão, Reed Howard, nascido em 1987. Sua ascendência inclui Alemão, Inglês, escocês e irlandês.
Ron Roward e Cheryl Howard
Howard foi criada em Greenwich, Connecticut, porque seus pais decidiram aumentar seus filhos. Durante a maior parte de sua infância ela realmente não tinha muito acesso a uma TV. Ela participou da Greenwich Country Day School, e Byram Hills High School, em Armonk, Nova York. Naquela época, ela descobriu o existencialismo e devorou livros de Albert Camus e Jean-Paul Sartre. Ela frequentou a prestigiada Steppenwolf School e o Acampamento Stagedoor Manor Performing Arts em Catskills em conjunto com a sua amiga Natalie Portman. Quando Bryce iniciou na escola teatral, ela "retirou" o Howard de seu nome para evitar tratamento especial por causa de seu renomado pai. De 1999-2003, ela estudou no Conservatório Stella Adler e na New York University Tisch School of Arts e se formou com um grau BFA em Drama em 2003. Naquela época, atuou em produções da Broadway de peças clássicas de George Bernard Shaw, William Shakespeare e Anton Chekhov.

Bryce e Natalie Portman

A jovem Howard apareceu em três filmes de seu pai como um extra, incluindo sua aparição como uma criança junto com sua mãe em Apollo 13 - Do Desastre Ao Triunfo (1995). Ela fez sua estreia de longa-metragem como Heather, um papel de apoio em Traição (2004), do diretor Alan Brown.
O diretor M. Night Shyamalan ficou impressionado com seu desempenho em uma peça da Broadway e marcou uma audição como uma líder feminina nos seus dois thrillers: A Vila (2004) e A Dama na Água (2006). 
Howard substituiu Nicole Kidman em Dogville (2003) na continuação, Manderlay (2005). Ela estrela como Rosalind em Como Rápido Você Quiser (2006), uma reprise do seu papel que fez tal impressão em Shyamalan. Ela também interpretou Gwen Stacy no terceiro filme da franquia Homem-Aranha, Homem-Aranha 3 (2007), e o papel feminino principal, Claire, na sequência de Jurassic Park, Jurassic World: O Mundo dos Dinossauros (2015). Ambos os filmes quebraram recordes de maiores bilheterias no seu fim de semana de estreia. Entre outros grandes filmes de Bryce são Terminator: Salvation (2009), A Saga Crepúsculo: Eclipse (2010) , Histórias Cruzadas (2011), e 50% (2011).

Bryce em Homem-Aranha 3

Howard tornou-se um "vegan" devotada após Joaquin Phoenix mostrar-lhe Earthlings (2005), um documentário sobre a crueldade animal. Depois de ver isso, ela não tem consumido nenhum produto animal, nem mesmo leite ou ovos. Suas outras atividades fora da profissão incluem jogar basquetebol e escrita.
Bryce em "A Vila"


Em 17 de junho de 2006, em Connecticut, ela se casou com seu namorado de longa data, o ator Seth Gabel, que ela conheceu na Universidade de Nova York e tinha se relacionado por cinco anos. Em 16 de fevereiro de 2007, Bryce e seu marido, Seth, se tornaram pais de seu primeiro filho, um menino, chamado Theodore Norman Howard Gabel. Seu segundo filho, uma garota, nasceu em 2012.

Bryce e Seth Gabel

Fonte: IMDb